[TEORIA] All the Things LOOΠΔ Didn’t Say • Choerry

Da mistura entre fogo e água, surge um fruto púrpura.

Choerry, a garota de julho do LOOΠΔ, aparece com o mesmo uniforme escolar de suas companheiras de unit. Porém, ao invés de entrar no já conhecido prédio abandonado, ela se encontra com YeoJin, a mais nova do grupo, e HaSeul, a líder do Loona 1/3.

Com 16 anos, ela não é nem a mais velha, nem a mais nova. Essa representação de idade fica bastante clara com o início alegre da música e as meninas experimentando roupas, brincando e comendo doces sem maiores preocupações. Coisas de criança.

Captura de Tela 2017-07-28 às 22.34.34.png

“Eu me pergunto o que é o amor, de A a Z
Eu ainda não sei”

Porém, ser adolescente é conflituoso. Ao olhar para a fruta que lhe emprestou o nome, Choerry sabe que amadurecerá e se tornará também uma tentação. Como no mito do pecado original (cerejas são parecidas com maçãs em miniatura, não?), resistir é impossível, e é melhor encarar a mudança como uma escolha.

Captura de Tela 2017-07-28 às 22.37.09.png

“Eu caí, Love Cherry Motion
Uma noite de verão, uma luz roxa, dentro de um sonho
Love Cherry Magic
O Paraíso que eu sonho juntamente com você”

Ao cair em tentação e morder a fruta, ela tem um vislumbre das sensações que anseia e ao mesmo tempo receia.

Captura de Tela 2017-07-28 às 22.44.00.png

O morcego, animal que representa o renascimento, acorda: é noite (ou eclipse?) e tudo muda, acompanhado pelo break genial da música.

Captura de Tela 2017-07-28 às 22.38.30.png

A presença de JinSoul e Kim Lip hipnotiza, e é impossível não relacioná-las ao Paraíso (mais uma referência ao pecado original) mencionado na letra, especialmente com a atmosfera tão sensual e evocativa desse trecho.

Quando Choerry finalmente acorda (de cabeça para baixo!), ela está sozinha em um prédio abandonado.

Captura de Tela 2017-07-28 às 22.40.21.png

Em “Eclipse”, Kim Lip já falava sobre espelhos:

“Você prende minha atenção como a caixa de Pandora
No espelho uma silhueta, como um desenho, estou chamando por você
(Perto de mim)”

E em “Love Cherry Motion” eles têm uma participação ainda maior. A partir da perspectiva simbólica de que um espelho reflete o que somos, Choerry chamar a atenção de YeoJin e HaSeul utilizando um espelho significaria que ela se identifica com o mundo mais inocente que representam.

Captura de Tela 2017-07-28 às 22.33.32.pngCaptura de Tela 2017-07-28 às 22.40.54.png

Consequentemente, quando JinSoul/Kim Lip chamam a atenção de Choerry utilizando a mesma técnica, sabemos que essa dinâmica se inverteu. Mudando de um plano para outro, ela realiza a conexão entre as units aegyo e sensual.

Captura de Tela 2017-07-28 às 23.19.02.png

Caminhando por esse novo mundo, ela encontra outros 12 espelhos, claramente representando cada uma das meninas do grupo. E, ao se ver refletida em um deles, a Choerry do outro lado lhe oferece mais um fruto proibido.

captura-de-tela-2017-07-28-acc80s-22-42-09.png

O break, dessa vez ainda melhor que o primeiro, vem poderoso e inebriante.

Captura de Tela 2017-07-28 às 23.17.09.png

Mas o que significa essa viagem lisérgica? E por que esse evento é a ponte que conecta as units do LOOΠΔ até então?

Em inglês, a expressão “pop the cherry” significa tirar a virgindade de alguém. Me desculpem, mas eu não consigo ver uma insinuação mais clara do que a cena acima, somada à repetição dos “Imagine” e sussuros íntimos logo depois. O subtexto sexual que essa parte apresenta é difícil de ignorar.

Porém, eu não sei se isso é apenas um dog-whistle muito bem feito, ou se vale a pena interpretar um pouco mais.

“Quando você me chama pelas minhas costas
Eu já estou te olhando como um ímã
Sinto algo que nunca senti
De alguma forma isso não é ruim
Nossa história começou tão de repente”

Enquanto Choerry certamente está estilizada para agradar também homens adultos, eu não vejo uma infantilização forçada e nem uma adultização precoce como é o caso de tantos outros aegyos por aí.

Captura de Tela 2017-07-28 às 22.45.09.png

Eu vejo uma adolescente de 16 anos que está se descobrindo como mulher – assim como aconteceu com Kim Lip e JinSoul, embora elas sejam um pouco mais velhas. E enquanto o conceito das duas foi abertamente sensual, o de Choerry é o mais explícito e direto até agora, para mim.

Sem desmerecer a importância de refletir sobre a sexualização de menores, ao meu ver o LOONA abordou um tema complexo e importante com delicadeza – e um pouco de ousadia.

Para mim, Choerry está popping sua própria cherry E dando um novo sentido a tudo isso. Em nenhum momento de sua transformação ela interage com outras pessoas, e embora se espelhe em fantasias (no mesmo tema de suas companheiras de unit), ela é agente em suas descobertas.

Depois do segundo break, Choerry acorda novamente de cabeça para baixo, e todo o verde é substituído pela cor roxa. No lugar de seu espelho, vemos a própria deitada, finalmente presente em seu conceito.

Captura de Tela 2017-07-28 às 22.45.55.png

Já passou do tempo de considerarmos “virgindade” sob as usuais definições heteronormativas e machistas. O despertar sexual é uma fase importante e natural no desenvolvimento humano (até para quem se descobre assexual), e precisa ser tratada mais abertamente.

Só de nos botar para pensar sobre essas questões faz o conceito valer muito à pena para mim. Isso tudo ainva vem aliado ao impecável senso estético e sensibilidade já característicos do LOOΠΔ. Não tem como não ser no mínimo interessante.

O MV termina com Choerry observando as três luas (que podem tanto ser ela, Kim Lip e JinSoul quanto as três units do Loona) e sorrindo, como a mulher confiante em que se transforma.

captura-de-tela-2017-07-28-acc80s-22-46-48.png

“Tudo em meus sonhos é preenchido com você
Em meus olhos, em meu coração, há você
Todos os meus mundos são deslumbrantes”

Para completar, uma música com a mesma paleta de cores e uso da analogia para cerejas. Quase uma versão adulta de “Love Cherry Motion”, “Blow” é uma declaração bastante explícita e inspiradora:

“I can’t wait ‘til I get home so you can tear that cherry out”

___________________

Outras notas:

O mais incrível é como eles surgiram com todo esse conceito a partir do nome verdadeiro da Choerry, Choi Yerim (falando rápido, soa como Choerry/Cherry). É simplesmente genial, e me pergunto quem é o time por trás dessas decisões.

Letra de “Love Cherry Motion” livremente traduzida da versão em inglês encontrada aqui.

17 comentários em “[TEORIA] All the Things LOOΠΔ Didn’t Say • Choerry

  1. “Já passou do tempo de considerarmos “virgindade” sob as usuais definições heteronormativas e machistas”. – Militou! hahahaha

    Ficou ótimo, Tássia 🙂 como sempre!

    Curtido por 1 pessoa

  2. É informação de mais pra minha cabeça:

    1ª Não sabia que eram 12 espelhos;
    2ª Não sabia que o icônico “Choerry” tinha vindo do nome dela;
    3ª Não sabia que “despalitar a cereja” era uma expressão pra desvirginar alguém;
    4ª não tinha prestado atenção no morcego.

    PS: aposto a unha do mindinho como o nome da música da unit 2/3 vai ser “imagine”!

    Curtido por 1 pessoa

Comente