All the Things LOOΠΔ Didn’t Say // Yves

Yves

Eu comentei no post da Choerry sobre como cerejas me lembravam maçãs em miniatura, e como a história do MV me lembrava o mito do pecado original. Para minha surpresa, a nova garota do mês, Yves, o incorpora literalmente, como diz a descrição do MV:

Yves faz uma pergunta no Éden. “É realmente algo mau desobedecer a Deus?” Se alguém já decidiu nosso destino, não faria uma vida melhor se posicionar contra esse destino?

Mesmo que não seja algo grandioso como Deus ou destino, Yves canta sobre não se render à nenhuma parede ou teto de vidro que ela possa encontrar.

Se Eva foi a primeira mulher, Yves seria a primeira LOOΠΔ?

A sua visão quando eu abro meus olhos
Tão brilhante que eu não ouso me aproximar
Me coração que te deseja
Se enche de cores, de você

Numa contestação de sua própria existência, ela derruba a quarta parede da ficção e reconhece que faz parte de um script. Antes de desobedecer a Deus, há a pergunta: quem é Deus no LOOΠΔVERSE?

y1.JPG

Querendo ficar mais próxima do sol
Batendo as asas queimadas
Minhas aparições miseráveis
Só então eu aprendi sobre meus novos dias

O mito de Ícaro, cujas asas de cera foram salvação e ruína, é claramente referenciado nessa parte da letra. No êxtase da liberdade e da ambição desenfreada, ele se esquece de que o calor do sol derreteria suas asas. Brincar de Deus pode ser perigoso.

Yves, com sua aparência debochada e insolente (muitas vezes me lembrando a Sulli, rainha), não parece se importar com esse tipo de coisa.

y8.JPGSeja pecando…

y5y10Saindo com garotos rebeldes (e até tocando neles!)…

y24.JPG… Ou bebendo leite.

Se recusando a escolher entre este ou aquele lado, ela sai do jogo. Morde a maçã, troca os sapatos, e decide ser Deusa de seu próprio mundo.

y14.JPG

Na máquina de bichinhos de pelúcia, um prazer quase sádico em apanhar suas companheiras de grupo, brincando com o poder:

y15.JPG

Cabe aqui um questionamento que não tomo por possível, mas que seria interessante: Yves ser a entidade que escolheu todas as outras garotas. Acredito que se essa fosse a possibilidade real, a BBC não perderia a chance de mencionar algo sobre, mas tudo bem.

O que temos como fato é, mais uma vez, cada LOOΠΔ em sua dimensão.

Choerry, como confirmado nessa entrevista, pode viajar entre as units, e é por isso que ela recebe a maçã/cereja do outro lado do espelho. Se a primeira cereja foi colocada por JinSoul no bolo, a segunda foi jogada por Yves, de seu limbo independente:

y34.JPG

Captura de Tela 2017-07-28 às 22.42.09

E aí temos as fitas cassetes. Como ViVi e Kim Lip, Yves ouve as histórias de cada garota e se envolve em seus mundos.

y21.JPG

“As Patricinhas de Beverly Hills” (1995) é um filme que tem como personagem principal Cher Horowitz, uma menina rica e mimada que se vê confrontada com suas escolhas de vida. No decorrer do filme, ela percebe que gosta de fazer boas ações, sendo a principal delas transformar Tai, uma menina desajeitada, em uma de suas amigas populares e confiantes.

clueless-tout.jpg

A história do patinho feio que se transforma em um belo cisne é uma das mais conhecidas metáforas, principalmente em filmes adolescentes.

y2.JPGYves e seu patinho fofo

y18.JPGDestruição do passado

No caso do LOOΠΔ, porém, eu acho que a história é um pouco diferente. Yves não é o patinho feio, e sim a Cher da história.

Florescendo como doce sedução
Outro pedaço de mim, encontrado dentro de mim
Minha face no espelho
Me pergunto quem é

Ao ouvir as fitas das outras garotas, ela percebe que pode ajudá-las, e é por isso que ela vai até a dimensão da androide ViVi, e a ensina como sentir:

y23.JPG

y25.JPG

E por isso ela joga sua maçã para Choerry, e a ensina como se descobrir:

y22.JPG

y33.JPG

Como eu já mencionei no post inicial dessa série:

Parte de ser adolescente é se descobrir, e parte de se descobrir mulher é admirar outras mulheres. Meninas se espelham umas nas outras enquanto constroem suas identidades, mimetizando cabelos, roupas e expressões. Com o mesmo fervor de uma paixão consumada, a relação platônica entre muitas garotas é algo que hipnotiza.

O LOOΠΔ utiliza isso muito bem.

y26.JPG

Desde o início, a dimensão de Yves foi divulgada como sendo um outro lado:

y35.JPGA maçã que falhei em ver em “Loonatic”

46“I’ll take you to another world” em “Sweet Crazy Love”

y37.JPGO site ao contrário, com a fita de Möbius

y38.JPGO logo com a animação espelhada

Também acho interessante terem escolhido um nome tipicamente masculino pra ela, mais uma vez trabalhando com a ideia de lados opostos:

y20.JPGCortando as etiquetas, uma referência à Yves Saint Laurent?

Mas o que seria esse outro lado?

Captura de Tela 2017-07-28 às 23.19.02

Um espelho, talvez? Como na letra de “Eclipse” e no MV de “Love Cherry Motion”

27

Ou o outro lado da lua, para onde Kim Lip estava correndo em “Sweet Crazy Love”?

A própria descrição do MV dá uma pista:

Como “Love & Live”, “Love & Evil”, “Mix & Match”, e “Max & Match” fizeram, LOOΠΔ embaralha e troca palavras para fortalecer sua fita de Möbius em uma.

y7.JPG

Não há diferentes lados numa fita de Möbius, apenas a aparência destes. O que parece outro é, na verdade, igual. Portanto, o que quer que seja o lado de Yves, podemos ter certeza de que é apenas mais uma face do mesmo LOOΠΔVERSE.

Sempre, por toda a minha vida
Eu vou confiar em mim, por toda a minha vida
Não importa o quê, pela minha vida
Com luzes brilhantes, por toda a minha vida
Eu vou me apoiar, por toda a minha vida

Para finalizar, ninguém melhor do que Madonna, Eva desde que nasceu (apesar do nome que diria o contrário). “Sorry”, single de seu álbum de 2005, “Confessions on a Dance Floor”, carrega a atmosfera disco e o ringue de patinação assim como em “New”, e fala sobre não querer mais ouvir as desculpas de alguém:

Eu já ouvi tudo isso, e consigo tomar conta de mim

Se a unit 1/3 esperava o amor e a unit OEC buscava o amor, a nova unit que se inicia com Yves representa o amor próprio sem barreiras, e a confiança de uma mulher que toma conta de si e escolhe o próprio destino. Com um pouquinho de malícia, mas um coração puro, Yves é agridoce e viciante.

________________

Outras notas:

  • Não dá pra falar de Eva sem citar a Gain, que tem um EP inteiro sobre a temática e os singles “Apple” e “Paradise Lost” na mesma temática.
  • “Closer” do Oh My Girl também tem uma representação da maçã como fruto proibido, onde a maknae Arin, ao morder o fruto, representa o fim da infância. Mais sobre aqui no meu post dos arcanos do Tarot.
  • Nos comentários do Youtube, alguém disse que LOOΠΔ, em grego, lê-se “LOOPED”, o que faz MUITO SENTIDO relacionando todas as dimensões e a fita de Möbius! Não acredito que eu não tinha descoberto isso antes!

Muito obrigada <3.

Anúncios

26 respostas em “All the Things LOOΠΔ Didn’t Say // Yves

  1. Perfeito como sempre! ❤ Não havia percebido a referência das Patricinhas de Bervely Hills. 😍

    Falando em Gain, creio que a final boss e primeira loonagirl será uma serpente. Porque o conceito do Ouroboros casa com o conceito de loop/mobius. E a serpente que deu a maçã para Eva, também sendo ligada ao destino/criação do mundo.
    Vale lembrar que antes da Eva, dizem por aí que houve uma tal de Lilith (e lilith lembra lily e manjadores manjarão). 😉 Tomara que não queime minha língua. kkkkkkkk (99% de chances)

    Curtido por 1 pessoa

  2. Outro ponto que casa com a teoria do coming of age: no twitter mostrara que o cena final com a pista de boliche vermelha do New lembra a pista da corrida de revezamento que é a última cena do Love&Live.
    E os dois MVs tem algo em comum: ambos mostram como a amizade com outras garotas ajudaram a Vivi em diferentes etapas da sua jornada. A corrida de revezamento é muito associada a cumplicidade/confiança entre os equipe. Garotas amadurecendo juntas. O 1/3 deu para Vivi um sonho de amor. Yves mostrou que esse sonho pode ser real quando se ama a si mesma.

    E se isso aqui for real… Oh, shit, a robozinha Vivi sintetiza o LOONAverso assim como a Heejin no primeiro MV! Oh my gosh!
    https://mobile.twitter.com/looatheworld/status/935667711086088192

    Curtido por 1 pessoa

    • Pior que é real.
      @jaden_jeong é a arroba do cara.

      Eve no Jikan conta sobre uns andróides que começam a desenvolver sentimentos. Eles se encontram em um café chamado “Time of Eve” onde podem liberar seu lado humano e demonstrar quem são de verdade. Vi faz anos, vou aproveitar para rever. kkkk

      E um post de um dos caras da Digipedi dá a entender que a ViVi tem um Odd Eye também. 😉

      Curtido por 1 pessoa

      • Aaaaahh eu lembro que vc falou do Ourobouros, SERIA INCRÍVEL ❤ ❤ ❤ nunca se sabe né, vai que é o plano mesmo! Tudo que vc falou faz muito sentido, não quer fazer um blog também não? Hahhaha.

        E ESSE CARA!!! Chocada com a referência desse anime, depois que assistir me conta se achou mais alguma coisa, fiquei curiosa @.@!

        Curtido por 1 pessoa

      • Eita, não tenho paciência e disciplina para manter blog não, uma pena (ou uma benção para humanidade). kkkkkk Fico admirada com vocês que conseguem. ❤

        Sobre o Eve no Jikan: se os shippadores vivyves assistirem vão ficar malucos, porque rola uma androidefobia por parte do Comitê de Ética e o Time of Eve é um dos refúgio onde humanos e robôs podem desafiar as normas e se relacionar. xD Aí se você soma com uma das simbologias cervo da Vivi… Tem culturas nas quais, por causa da galhada, o cervo é a própria árvore da vida… De onde Eva tirou a maçã… A Eva questionadora da ordem divina… Rebellious OTP!!! *e morreu*

        Enfim, voltando aos eixos: tem uns pontos no anime que ressoa com essa ideia do LOONA, como a Sammy (androide do protagonista) desenvolvendo sua feminilidade (se olhando no espelho, experimentando penteados…) ou a fala da Nagi-san (proprietária) dizendo que naquele café os corações de todos são um só e que ela queria ver até essas ligações entre os clientes (que o anime dá a entender que chegavam ali através de conexões e nunca por conta própria) iam dar, até onde o círculo vai se expandir… OMG, isso é muito Loonaverse. kkkkk

        Curtido por 1 pessoa

      • Hahaha como vc vê eu só tenho tempo uma vez por mês, mas vale a pena. Vc faz boas interpretações, tem um twitter pelo menos? 😂 os loonaticos tem que ver essas coisas!!!

        E to CHOCADA com o animal da Vivi sendo a árvore da vida!!!!!!11111 FAZ MUITO SENTIDO!!! Aliás eu to chocada em como cada vez mais a história do Loona tem semelhanças com a do exo hahaha daqui a pouco cada uma delas revela ter um poder xD

        Curtido por 1 pessoa

      • Eu nunca prestei atenção no EXO… Deveria? Acho que vou ler seus posts sobre eles. ^^

        Tenho um twitter que nem uso, vou então tunar com umas teorias lunáticas. @wirescrossing Seja minha primeira seguidora! XD

        Curtir

      • Eu acabei de ver seu twitter e eu não to ACREDITANDO que sua teoria não estava pública, AS PESSOAS TEM QUE LER! É MUITO BOA!! Parabéns ❤ não tenho nem o que dizer, mas saiba que será citada quando eu fizer um post sobre a ViVi hahaha.

        E… Me segura que EXO é meu grupo favorito, então posso ser meio suspeita, mas…

        SIM

        JOGUE-SE NO EXOPLANET

        Aaaaaaaaa! xD

        Curtido por 1 pessoa

  3. Eu estava acompanhando só os singles sem me preocupar com a história por trás, mas agora to ficando muito curiosooo. Eu não tinha visto que você estava escrevendo sobre, depois de ver Yves eu fiquei sedento pela interpretação, e fiquei muito feliz em ler as análises.

    Realmente faz muito sentido, é como se as subunidades fosse realmente coming of age, cada uma uma etapa seguinte da vida de uma garota, adorei as referências e ao longo das histórias elas vão crescendo. É ótimo ler todas as análises seguidas.

    Eu adorei a música da Yves, achei uma das melhores, Blockberry acertando mesmo hein. Agora pense se a SM tivesse feito um troço desse pro EXO no começo? com essa mesma técnica de promoção? Loona inovadoras mesmo hein.

    De todas a que mais gostei foi a Jinsoul, adorei a música e acho ela uma ótima performer nos lives.

    Tássia,suas análises estão incríveis como sempre, soa sempre super coerente. ❤ Li agorinha que você se mudou pra Lisboa, espero que dê tudo certo nos seus projetos 😉

    Curtido por 1 pessoa

    • Aaahhh que bom que agora vc entrou no loonaverse também ❤ achei que vc já tava acompanhando? E realmente, se EXO tivesse um pensamento desses desde o início, seria algo surreal hoje em dia. Espero sim que algum grupo resolva copiar a ideia no futuro 😂

      A Jinsoul é maravilhosa como performer mesmo ❤ minha bias é a Kim Lip, ainda não consegui superar Eclipse, mas é bem difícil escolher pq eu amo todas!!!

      E muito obrigada querido ❤ que tudo dê certo pra vc também <3!

      Curtido por 1 pessoa

      • Eu estava olhando todos os Mvs mas nem estava prestando atenção mesmo, mas to adorando as músicas, acho q Eclipse é a que mais gostei também.

        Curtido por 1 pessoa

  4. Menina, amei sua interpretação!!! Até porque não foi apenas uma teoria ou uma fanfic, mas sim todo um conjunto etéreo que mistura a autointerpretação e a estória do loonaverso xD Sem contar que a referência a patinho feio e as Patricinhas de Bervely Hills passaram batidas por mim o_O Nunca iria imaginar… E Sorry é uma das melhores músicas da Madonna ❤

    No meu caso eu acabei só continuando a fanfic do Aquário Hipster mesmo @.@'… Agora nossa antagonista foi revelada e um lado completamente diferente da história das meninas do LOONA é contado: https://aquariohipster.wordpress.com/2017/11/29/review-fanfic-loona-yves-new-ou-os-planos-da-antagonista-da-luta-pela-salvacao-do-loonaverso-se-revelam/

    Curtido por 1 pessoa

  5. EU NÃO TÔ SABENDO LIDAR COM A YVES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! me viciei nessa música de um jeito…esse anjo de luz veio pra destruir toda minha bias lis do LOONA XD

    “Eu comentei no post da Choerry sobre como cerejas me lembravam maçãs em miniatura, e como a história do MV me lembrava o mito do pecado original. Para minha surpresa, a nova garota do mês, Yves, o incorpora literalmente,”

    Você leu no Tarô ahahhha ❤

    Achei maravilhoso a referência do filme, com ela ajudando a Vivi a ter mais confiança fazendo cosplay de Cher ❤ Isso dela também viajar pelas dimensões do LOONAVERSO igual a Ceroeja foi muito bem aproveitado na narrativa, tipo ela tirando o fone da alma e dando o peixe pra ela, diferente da Ceroeja ela interage a até redireciona as outras LOONAS.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Yves é maravilhosa, esse solo já é um dos melhores (e olha q a concorrência dos solos é grande).
    Muito boa a sua teoria Tássia, sempre muito bem escrita e com sentido… n coisa viajada q army faz.

    Já estou aguardando as próximas especulações q virão sobre o misterioso Loonaverse

    Curtido por 1 pessoa

  7. Pingback: Novembro no Kpop: Super Junior seguem REIS, mas o mês é do Block B — Headcanons

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s