[TEORIA] All The Things LOONA Didn’t Say • Go Won

teoria loona gowon go won kpop one&only loonaverse

A penúltima garota a fazer parte do LOONA, Go Won—cujo nome em coreano significa “plateau”—mostra-se claramente uma habitante da caverna do filósofo homônimo:

Aquele momento quando o sol se deita
Eu me sinto feliz sem razão
A luz das estrelas é bonita também

A alegoria de Platão exemplifica como seres humanos condicionados à um mundo de sombras podem se libertar para encontrar o mundo real, ou seja, a “verdade”. E é exatamente isso que acontece no MV:

gowon-loona-2.JPG

O enquadramento vertical funciona muito bem para denotar a visão de um mundo limitado, como se visto através de uma fresta.

gowon-loona-8.jpgSeríamos stalkers stalkeando as stalkers?

Go Won admira sua sombra, e a escuridão. Como já mencionei nesse post, de acordo com a psicologia junguiana, a sombra representa nossos instintos e desejos mais profundos. Reconhecer sua existência e trazê-la para a luz é um trabalho árduo e constante, mas muito recompensador.

gowon-loona-3.JPG

Embora ela aparente estar feliz admirando seus desejos à distância, já há uma descoberta em curso.

gowon-loona-6.jpgA porta se abre

y33gowon-loona-7.jpggowon-loona-10.jpgA maçã que Choerry recebeu em “New” volta a aparecer

1714Sem falar nessas cenas gêmeas, também de “Sweet Crazy Love”

E no momento em que a maçã toca o chão, o Éden se esvai. Go Won se confronta com sua própria luz.

A única pessoa que pode fazer meu coração brilhar
Sou eu, a primeira e única

gowon-loona-12.jpg

Mesmo fazendo alusão à um beijo, é muito bom perceber que o significado da letra é mesmo sobre amor próprio. Como não canso de repetir, esse é um dos temas-chave do LOONA, bem como o conceito de transformação:

gowon-loona-5.jpgAnimal mais literal não existe, né?

gowon-odd-eye-circle-loona-1.JPGCena de “Sweet Crazy Love” já dava uma dica

Assim como os patinhos feios e os pinguins desajeitados, para atingir sua graciosa forma final, a borboleta precisou nascer lagarta:

gowon-loona-25.jpg

E construir seu casulo de escuridão e mistério:

gowon-loona-26

Caindo em um mundo estranho
Mesmo que você me avise, eu estou bem
Eu faço o papel principal então

Não preciso de nenhum jardim do Éden
O tempo em minhas mãos
Significa que já estou no paraíso

Aceitar o papel principal requer uma coragem que contrasta bastante com a voz e aparência de menina de Go Won. As diversas representações de coroas no MV remetem à realeza, e por consequência a um sonho infantil muito comum—ser princesa.

gowon-loona-bgowon-loona-17

“One&Only”, mais ou menos como Frozen (2013) fez, reinterpreta esse desejo para o zeitgeist atual, onde ser uma princesa não significa ser passiva e estar à espera da salvação por um príncipe encantado.

gowon-loona-19A princesa é rainha de si – e sem rei

Uma das cenas mais interessantes do MV é a da mesa de jantar:

gowon-loona-21.jpgAntes de comer o abacaxi: cabelos pretos e somente três lâmpadas na luminária

Ao morder sua fruta, assim como suas últimas três companheiras, Go Won se transforma. O que era sombra vira luz. O vertical vira horizontal.

gowon-loona-29gowon-loona-32.jpgAbacaxis também possuem uma coroa

Podemos observar doze pratos e copos, as frutas de Yves e Chuu, e as cerejas para Choerry—que transita entre as units:

gowon-loona-35.JPGChuu olha para Yves, Yves olha para Go Won, e Go Won olha para nós/a 12ª garota + quatro lâmpadas na luminária

Essa ordem é muito semelhante à imagem da carta de Tarot Os Enamorados, que retrata justamente…

the-lovers-tarot-card.jpg

…Adão e Eva nos jardins do Éden. Pois é.

Adão (Chuu) olha para Eva (Yves), e Eva olha para o anjo (Go Won), que no caso olha para baixo, mas poderia muito bem estar olhando além. A mensagem principal dessa carta é a de que a união entre a razão/masculino e a paixão/feminino é o que nos transforma e desperta a real essência humana – a centelha divina (nota: o conceito de masculino e feminino expresso aqui não é de acordo com o gênero, e sim uma representação no sentido de yin/yang, positivo/negativo, passivo/ativo, etc). O amor é um dos caminhos que nos permite vislumbrar essa energia, e anjos representam essa união por serem hermafroditas.

Claro, “One&Only” não é uma interpretação literal e não acho que Go Won seja um anjo, nem hermafrodita, muito menos o fruto da união de Yves e Chuu apaixonadas.

Na minha interpretação, Go Won representa um novo estado de consciência para o LOONAVERSE, derivativo do que Yves e Chuu apresentaram – afinal, ela descobriu que é a primeira e única para si mesma, e seu processo de transformação foi muito mais interno e solitário. Um casulo, de fato.

Nesse universo
Não é uma coincidência que eu tenha me encontrado
Oh, eu sei agora
Por que as flores que balançam florescem

Vestindo o uniforme de “As Patricinhas de Beverly Hills”, elas emulam o processo transformativo de Cher Horowitz. Se “New” apresentava somente Yves, Chuu e Go Won aqui apontam para uma unit que, talvez, seja primordial na transformação das outras meninas, em busca de amadurecimento e amor próprio. O papel principal, como já dizia a letra.

gowon-loona-42.jpg

Numa chuva de borboletas prateadas, que muito me lembrou a neve do limbo de Chuu e  pétalas de flores de cerejeira, Yves coroa Go Won:

gowon-loona-38.jpgs41

Lembrando que Yves já fazia alusão ao florescer desde “New” (꽃 = flor):

y1

Junto com Chuu, elas abandonam o limbo em que se encontraram após fugirem do Éden:

gowon-loona-41.jpg

Acho interessante também como “One&Only” é todo em tons azuis, como uma continuação do final de “Heart Attack”:

s42gowon-loona-a.jpgBônus: a sombra da última garota?

Muitos dos conceitos abordados pelo single me lembraram de “Hunter”, da Dido. A letra fala sobre querer se desprender de um amor sufocante e exigente:

A coroa que você colocou sobre minha cabeça
Parece muito pesada agora

gowon-dido-2

Numa atmosfera azul, ela atravessa a noite acompanhada da lua cheia (e até tem uma cena com um gatinho cinza também), para se reencontrar com uma outra versão de si mesma:

34gowon-loona-39

Uma reconciliação entre sombra e luz.

Espero que tenham gostado, e muito obrigada <3!


Referências:

LOONA GirlsLOONA TheoriesDelírios da Madrugada ○ Tarot e KpopChuuChoerryYves

Anúncios

22 comentários em “[TEORIA] All The Things LOONA Didn’t Say • Go Won

  1. não vou mentir pra mim a melhor coisa do solo foi gowon foi a letra , que é totalmente na cara , sem rodeios , ela se ama e não precisa que alguém ame ela pra se sentir importante ou amada , ele sabe que é , sobre a teoria acho que esse mv junto com o de new e o mais focada na garota , sobre os cénarios que estão ficando mais caixa desde chuu, acho que é pra dizer o quanto elas estão limitadas , afinal de contas em new ( que deixa bem claro que yves furgiu do paraíso ) temos uma yves que sai , que dança, que se diverte , que é livre , no sentido de poder sair pra onde quiser e fazer suas escolhas também , no mv de heart attack , temos uma chuu , que sente admiração (e vontade ) de ser igual a yves , de ter as mesmas opções que yves , então ela sai do edén por vontade de seguir e ser igual a yves , e ela acaba descobrindo ela mesma , no mv de on and only , temos yves e chuu ( alguns especulam que aparece outra garota diferente de yves , ainda não entendi muito bem porque choery tava lá ) stalkeando gowon , acho que diferente de chuu , yves sabia que ela ia acabar se descobrindo só , por isso estava lá pra ajudar a miga e dar os parabéns , acho que todo mundo está esperando última garota.
    agora , eu tenho uma teoria acho que sem pé nem cabeça , já que ela simplesmente surgiu em mim ,e eu não procurei evidências , o mobius não tá ao contrário , por que as ordens dos solos não poderiam está , pra esses 3 últimos mvs tem mais cara de começo do que de fim . fora que eu acho o solo de vivid muito colorido , como se ele fosse uma junção , a música também fala de cores

    desculpa a bíblia , adoro suas teorias , e desculpa por falar algo que quase todo mundo já deduziu

    Curtido por 1 pessoa

  2. Você ACABOU com a minha vida já na primeira frase. Por que ninguém nunca me contou do significado do nome dela? Nossa, já fazia um tempo que eu percebia a importância de sombras no LOONAVERSO, agora faz um pouco mais de sentido. Obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Hahaha confesso que eu não fazia ideia, li em algum lugar e aí fui confirmar e segundo o Google Translate é um dos significados pra palavra mesmo! Vai que a BBC nem pensou nisso… Mas faz sentido né? Muito obrigada!

      Curtir

  3. São tantos significados ocultos sendo reveladas que mal posso acompanhar os movimentos… Quem diria que o nome da garota estaria conectado ao mito da caverna. Artes plásticas, literatura, filosofia, LOONA também é cultura. u.u

    Btw, tudo que você associou ao clipe é basicamente Shoujo Kakumei Utena (Platão e seu mito da caverna, psicanálise, anima e animus, princesas em “casulos”, tomar as rédeas da própria vida…), hmmmm, minhas conjecturas sobre as influências ikuharescas no projeto devem estar cert- *apanha*

    Confesso que não é dos meus solos favoritos do LOONA no aspecto musical, mas o clipe é um dos mais lindos do projeto e sua análise fez justiça a beleza dele. ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. O LOONA ficando cada vez mais complexo e metafórico… É muito bom hahaha. E VOCÊ!!!!! TRATE DE FAZER UMA TEORIA COM ESSES ANIMES TODOS!!! Faz sentido sim, para de se contrariar, eles são todos otakus e queria eu ter assistido todos pra relacionar ainda mais hahaha.

      Depois de ouvir tantas vezes fiquei meio imune à música, mas See Saw virou vício! E muito obrigada como sempre 😍.

      Curtir

    1. Para de bobeira! Seu post tá ótimo! É impossível pegar tudo, eu acredito que deixei muita coisa passar também… Mas isso é bom, cada um tem uma coisa diferente à acrescentar. E muito obrigada como sempre 😊.

      Curtir

  4. AAAR q texto incrível, Tássia, um dos melhores q vc já fez! Associar a carta tarot com a cena da mesa foi genial. Já to aguardando a próxima garota e sua próxima teoria. Hwaithing!

    Curtido por 1 pessoa

  5. O negócio do uso do simbolismo da coroa como amor próprio e auto aceitação/amadurecimento com o abacaxi que tem coroa e tals…é muito maluco e bem pensado, não sei quem é mais genial, se é a BBC por cria isso, ou você Tássia por conseguir captar as referências @_@

    Post maravilhoso ❤ mas eu ainda estou com dúvidas sobre o papel da Yves na unit, pela carta de Tarô fica óbvio que a Platão será a líder, já que ela representa o anjo, mas na coroação fica meio subjetivo, na idade média a ideia de monarquia era que os reis eram escolhidos por Deus, e quem os coroava era um alto sacerdote pra demonstrar que mesmo os reis eram inferiores a Deus…então Yves seria Deus e a verdadeira líder da unit?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Hahahaha eu queria muito saber quem são as pessoas fazendo essas teorias na BBC, deve ser um emprego incrível!

      E pois é, eu tenho dúvidas sobre quem será a líder, já que ainda falta uma garota e ela bem pode tomar essa coroa. Fora que a Yves, por tudo que você falou também, parece muito mais uma líder (revolucionária e francesa ainda por cima hahaha). Obrigada como sempre Shigatsu <3!!!

      Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s