[TEORIA] All The Things LOONA Didn’t Say • Odd Eye Circle | Sweet Crazy Love

“Girl Front” termina com uma fita rebobinando – o primeiro indício de uma viagem ao passado.

40.PNG

“Sweet Crazy Love”, single do repackage [Max&Match], é uma prequel para a história de toda a subunit, como diz a própria BBC na descrição do vídeo. Trazendo mais inspiração em “Eclipse” e “Singing in the Rain” dessa vez, o single finalmente faz sentido de toda a atmosfera misteriosa vista nos teasers de “Girl Front”:

Capturar2Ainda bem, porque seria um desperdício não usarem os uniformes com elas juntas

A maior parte do MV é em preto e branco, coerente com a narrativa no passado. O olho de Kim Lip é a primeira cena a aparecer, num acender de luzes – clareando a escuridão.

1.png

A seguir, vemos os cenários principais de cada uma: JinSoul em seu vagão de metrô, Choerry em uma garagem vazia, e Kim Lip num beco industrial. Todas sozinhas, com os já conhecidos uniformes e mochilas.

434142

A primeira referência à “Eclipse” aparece na filmagem, com a câmera rodeando Kim Lip de forma bem similar ao seu solo. Nesse movimento, podemos notar os sinais de neon do cenário, que são muito interessantes:

5.PNG“Eclipse”

4.png“Seul”

E outros dois com “Starlight” e “Loonatic” escrito também, mas o mais interessante de todos é esse:

3.png“Möbius”

Lembram onde isso apareceu?

353637As pulseiras

POIS É!

Uma fita de Möbius é uma superfície única, sem fim nem começo, sem lado externo nem interno. É impossível pintá-la de duas cores, por exemplo. E no que ela se relaciona com o LOOПΔ?

Se o que está dentro é o que está fora, se elas querem deixar claro que nada tem um começo ou um fim… Isso se parece muito com a definição do que seria um universo, no caso, o LOOПΔVERSE.

No meu outro post, eu mencionei que, ao buscarem as outras integrantes, as meninas do OEC estão também buscando e fugindo de si mesmas, num loop:

Capturar17

Exatamente como a fita de Möbius:

E onde mais essa fita é usada?

Optimized-20150717_130754.jpg

Em K7s de repetição infinita!!! Ainda tem alguém que não reconhece a genialidade do LOOПΔ? Espero que não.

“Depois dos meus sentimentos congelados acordarem um por um
Você surge na minha mente enevoada
Eu sou movida pela curiosidade e no momento em que eu segurei
Aquela mão em segredo, eu fiquei coberta de cores”

Um pouco antes do rap da JinSoul, vemos uma série de imagens em flash, entre elas o olho da coruja de “Eclipse”, fumaça, uma imagem de microscópio, a Lua, e:

6.PNGIsso é sangue?

Apesar da maioria dos morcegos não se alimentar de sangue, é uma ideia que povoa nosso imaginário. Já faria sentido só por isso, mas… Estamos falando da Lua. Qual outro ciclo tem duração similar e também acontece em fases?

O início da menstruação é um evento que marca a puberdade feminina. A possibilidade de engravidar já foi vista como um sinal de que a menina podia ser considerada uma mulher, e apesar dessa definição ser um pouco diferente hoje em dia, ainda é um acontecimento importante na transição da infância para a adolescência, que eu tanto falo desde “Love Cherry Motion”. Além de tudo isso, um outro evento comumente associado à sangue é… A primeira relação sexual.

44.PNG

“Quando estou com você,
Meu coração acelera
(Flow silencioso) O desejo faz cócegas em meu coração”

9.PNG

A seguir, vemos JinSoul com um aparelho para testar a visão. JinSoul é a mais velha das três, a Anciã nas facetas da Deusa Tríplice, e não é a toa que ela é a única que já estava com seu Odd Eye iluminado, protegido por um tapa-olho.

8.PNG

KimLip aparece tocando em seu Odd Eye, e logo em seguida Choerry faz a mesma coisa.

10.PNG

Outro flash de cenas ocorre, entre elas a visão embaçada com a silhueta de outra menina no meio:

12.PNG

“Deixando as brincadeiras de lado, eu não consigo ver nada além dos seus lábios”

16.PNG

O peixe fora d’água.

17.PNG

E Choerry tocando a própria sombra e andando perdida por um corredor.

14.PNG

Alguém, muito provavelmente a próxima garota do mês, retira um dos fones de JinSoul, e deixa o peixe ao seu lado.

15.PNG

46.PNG

Isso faz com que ela se levante e revele seu Odd Eye:

18.PNG

19.PNG

Logo em seguida, Kim Lip pisa em seu próprio reflexo:

20.PNGEntrando em contato com um espelho de si mesma, sem falar que água = JinSoul

Choerry, dentro de um ônibus, passa por ela, e esse quase encontro é o que as desperta também:

23.PNG

Simbolizando essa mudança, as cores voltam:

24.PNG

Entramos em um novo mundo, um outro tipo de limbo:

28.PNG

Kim Lip sai correndo – ela sabe que precisa reencontrar Choerry e JinSoul, como vimos em “Girl Front”. E enquanto ela corre, um novo neon aparece:

27.PNGO lado de trás da Lua

O “Dark Side of The Moon” é a parte da Lua que nunca é visível da Terra, e que até a metade do século passado era completamente desconhecida (Bônus: Nesse mesmo lado da lua, também existe uma cratera chamada Möbius). Tendo isso em vista, os espaços onde as meninas se movimentam são muito parecidos com esse outro lado, quase como um backstage:

26.PNGReparem também que são 12 os cartazes na parede

Elas estão correndo em busca do eclipse, para finalmente se unirem sob a luz da Lua:

Capturar15

30.PNG

Também me chamou muito a atenção o fato da JinSoul ser a única que não sai de seu cenário. Apesar do vagão estar em movimento, ela continua dentro dele, sem sinais de que irá deixá-lo.

“Você me movimenta, doce movimento, movimento, movimento
Olhe para isso, eu já estou transbordando com você”

O despertar dos Odd Eyes foi o que deu início à narrativa que acompanhamos nos últimos meses:

Da sensualidade

E da transformação

Isso tudo faz muito sentido, sabendo que foi a JinSoul quem também colocou a cereja no bolo da Choerry. É como se ela, por ter aparecido na outra subunit, ser mais velha, e agora possuir essa conexão com a possível garota nova, fosse a força por trás do movimento do OEC.

“Seu doce movimento começou em segredo
Sua cherry motion que explodiu dentro de mim”

E nesse reajuste ocular, as meninas aprendem mais sobre si mesmas e sobre as outras.

“Sweet Crazy Love” completa mais um ciclo do LOOПΔ para, como o astro, recomeçar no próximo mês. Minhas palavras não expressam o quanto eu gosto deste projeto, que me surpreende cada vez mais com seu cuidado e competência. Não satisfeita, a BBC ainda deu a entender que elas também vão representar os 12 signos do zodíaco, e eu aguardo ansiosamente pela próxima fase.

E para completar o clima de amor doce e inebriante, na mesma vibe R&B:

I’m in love, sweet love

9bc7f059b25cdea966b5a4c4de2f2afb3427c6ac_hq.jpgDiva

Espero que tenham gostado, e muito obrigada! Beijos <3.


Notas adicionais:

  • Achei incrível que a JinSoul tá com um tapa-olho porque imediatamente me lembrou de quem? Hahaha, essa realmente não tem nada a ver, mas né, curioso.
  • A questão de estar em um backstage, se preparando para subir em um palco (a metáfora da transformação de pessoa comum em celebridade, de trainee em idol) eu falei um pouco sobre no post do NCT U.

Letra de “Sweet Crazy Love” traduzida livremente por mim da versão em inglês aqui. Mais informações também no LoonaGirls.

34 comentários em “[TEORIA] All The Things LOONA Didn’t Say • Odd Eye Circle | Sweet Crazy Love

  1. Meu re-debut na blogosfera tinha que ser aqui! Tu tem muita sensibilidade pra “pescar” coisas muito interessantes e que me fazem olhar tudo de outra forma 🙂 amei o post e se eu falar que sou fã de novo, vou acabar virando um “Möbius” hahaha ❤

    Curtido por 1 pessoa

  2. “Não satisfeita, a BBC ainda deu a entender que elas também vão representar os 12 signos do zodíaco, e eu aguardo ansiosamente pela próxima fase.”

    COSMIC GIRLS PISADAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! POR FAVOR BBC!!! FAZ CAVALEIROS DO ZODÍACO CONCEPT NO LOONA!!!!!!!!!!!!!! PORRRRRRRRRRR FAVORRRRRRRRRRRR1!!!!!!!!!!!

    Vou orar pra Shaka-sama ouvir minhas preces e isso se concretizar!

    Curtido por 2 pessoas

    1. ESTOU ORANDO PRA ESSES UNIFORMES SEREM SAILOR MOON!!!111111111

      Cosmic Girls tem um conceito maravilhoso e subutilizado, nunca fizeram nada que prestasse com ele (o mais próximo foi Secret), e ainda enfiaram Ophiucus que não tem nada a ver no meio 😠 perderam pras novas musas da astrologia ❤

      Curtir

      1. Enfiar a gatinha que grita pra ser Serpentário foi uma burrice sem fim!!!!! MORRE STARSHIP!!!!!!!!!!1

        Ela devia ser pra eles o que a Somi é pra JYP. Era só botar ela pra cantar uns OSTs de doramas, fazer uns feats com a Soyou ou o qualquer outra pessoa famosa da empresa, colocar ela como a atriz de “interesse amoroso” nos MVs do MONSTA X, e se esforçar pra manter ela na mídia, metendo ela em shows de variedades e fazendo dela sozinha uma marca própria e consolidada…mas não…diluíram a popularidade dela do I.O.I em um outro grupo com mais 12 gatas….@____@

        Curtir

  3. Achei brilhante esses dois MVs da unit OEC serem meio que um prólogo do LOONAVERSE, contando como surgiu a unit em si, elas indo atrás da criança do sapo, todas as referências e aparições dos outros membros…ao mesmo tempo que explica também confunde, já que ficou meio impossível saber qual direcionamento o grupo vai ter quando debutar, tendo duas units tão diferentes e competentes em um universo tão complexo e repleto de possibilidades…DEBUTA LOGO E SALVA O KPOP LOONA!!!!!!!!!!!!!!!!1

    PS: Parabéns como sempre Tássia ❤ texto maravilhoso!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim, que nem a fita de Möbius, agora não dá pra saber se tem alguma linearidade ou não hahaha MUITO LOUCO E GENIAL ❤ BBC TE AMO ❤

      E obrigada Shigatsu, maravilhosa é você ❤

      Curtir

  4. BBC é tão fantástica em seu planejamento q até dá vontade de stanear a empresa tbm hhahaha… A forma como a história está sendo contada é incrível! Loona se mostra cada vez mais merecedoras do nosso hype, isso sim é um grupo q vale a pena virar fã e acompanhar.

    Rindo muito q Cosmic Girls ta sendo pisado dentro do conceito q elas mesmas criaram. Tomara q elas debutem com esse conceito interplanetário, ia diferenciar elas (ainda mais) dos grupos rookie sem brilho próprio.

    Ótima teoria, Tássia! E obrigado pelos prints da Kim Lip ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Se não fosse de um cartel eu até stanneava sem peso na consciência 😂 e concordo, pros desacreditados no kpop e no pop, LOONA é um sopro de ar fresco. E to aguardando o zodíaco concept também, vai ser tão incrível se for isso mesmo ❤ hahaha

      Obrigada mais uma vez Dog ❤

      Curtir

  5. Q maravilhosa, mais uma vez, essa sua leitura do todo. ❤
    Aguardo o próximo lançamento do Loona só pra vc fazer mais ‘postes’ dessa série ❤

    Curtido por 2 pessoas

  6. Ah, moça, nunca comentei aqui, mas tenho que dizer: seus posts sobre LOONA são impecáveis, fico esperando ansiosamente dando F5 na pág- rsrsrs
    Olha que pesco algumas coisas aqui e acolá, mas você coloca as análises em outro patamar. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Pra isso que eu pago internet, hahaha. Poxa, que bacana isso dos zodíacos. Fazia falta esse conceito místico no Kpop, até porque a Starship matou o que poderia ser o WJSN pós-Secret, que mesmo assim é mais estético do que narrativo, como o Loona em sua guinada 2017.

    Parabéns pelo post, guria.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Inclusive esse negócio do Dark Side of the Moon recordou o álbum do Pink Floyd. A capa com a luz branca atravessando o prisma e se divindindo em cores e tals. E lembra do clipe de ViViD, aquele que abriu essa bagaça de “garota do mês”? A HeeJin, remetendo a Alice (aquela que ora é pequena, ora é grande), canta sobre descobrir um sentimento (o amor) que abre um leque de cores diferentes a serem exploradas e experimentadas. O que casa com o fato de cada integrante ter uma cor e com aquilo que você já escreveu aqui sobre coming of age: o loonaverse é a história de uma garota descobrindo a si mesma e suas várias facetas através do amor. *xisdê*
    Mal espero pelos próximos capítulos.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Nossa ISSO FAZ MUITO SENTIDO @.@ Tem uma cena que ela fica com uma luz arco-íris na cara, não tem? E refração = espelhos, aaaaaaaa @.@ To muito curiosa também!!!

      Curtir

      1. hahahaha ❤

        Eu gosto de ficar maratonando os MVs para tentar concetar a fanfic toda, mas prefiro a saga ODD EYED CIRCLE por ser mais coesa… Fecha redondinho na narrativa e o universo simbólico é o mesmo nos clipes, diferente do 1/3. Pelo menos é essa a impressão que dá. xD Mas com a narrativa ganhando forma a partir do OEC, começo a enxergar o mundo coloridinho da sub-unit 1/3 de outra forma. E penso que ViViD foi um belo pontapé inicial, porque temos justamente Alice adentrando o País das Maravilhas:

        ➥ Arco-íris: presente tanto na letra da canção quanto no vídeo ㅡ as cores que primeiramente se refletem no rosto de HeeJin e mais tarde invadem o cômodo onde se encontra a moça, preenchendo-a como uma pintura ㅡ, representa a descoberta do amor enquanto sentimento de muitas cores (cada integrante) e como esse sentimento arrebata o indivíduo, transformando um mundo sem graça (e a próprio portador) em algo mais vívido
        ➥ Cinderella: no clipe, HeeJin limpa uma casa sob as ordens de uma madame. Logo recordamos Cinderella, a gata borralheira que, auxiliada por sua fada madrinha, transforma-se numa elegante dama capaz de encantar o mais cobiçado dos príncipes. HeeJin é uma garota transformando-se em uma mulher. "Je voudrais nettoyer, ii existe des outils lá-bas", diz a moça: "eu gostaria de limpar, há instrumentos lá fora" (google tradutor). Por que limpar? Recurso muito utilizado na ficção, o ambiente doméstico reflete o espírito daqueles que ocupam. A casa é extensão da própria HeeJin. Marie Kondo (recente modinha entre as youtubers minimalistas) diz que gosta de arrumar quando precisa ordenar seus pensamentos. É o que HeeJin faz: uma autoanálise. Ao limpar a casa, encontra espelhos (a si mesma/portal para outro mundo), cores (os sentimentos), coelhos (em Alice, atrai a garota para o País da Maravilhas), portas pequenas e grandes (confusão na mentalidade da menina-mulher em formação), brinca de experimentar roupas (formação da identidade/a menina, quando criança, emula o comportamento da mãe). HeeJin se autodescobre e tem os intrumentos necessários para tal empreitada, ou seja, está pronta. E a HeeJin-patroa nada mais é que sua mentora, digamos que seu dark side do mundo invertido.
        ➥ Aranha: na thumbnail do vídeo, HeeJin está com um olho vedado por uma aranha vermelha. A aranha é considerada a grande mãe, a criadora cósmica e a senhora e tecelã do destino, representando assim, um símbolo da divindade interior e introspecção. E o símbolo do um olho remete ao despertar Illuminat- (ligando para o Danizudo) do círculo do olho bizonho. As meninas do 1/3 também vão despertar/estão despertando suas pirigóticas interiores (cada menina tem seu espelho no outro mundo).
        ➥ Espelhos: representam tanto olhar para si mesma (viagem interior) quanto são associados a portais para outros mundos.

        Curtido por 1 pessoa

        1. Vc não quer fazer um blog também não? @.@ Amei hahahahha faz TODO O SENTIDO!! Eu quero analisar os outros solos e mvs do Loona, quando eu tiver tempo, um dia hahaha quando eu fizer de ViVid te darei os créditos 🙂 ❤

          Curtir

  9. A cada lançamento que eu vejo aumenta o hype pro debut delas
    E se elas debutarem com zodiaco concept, eu com certeza tenho um treco, dá pra fazer tanta coisa boa com isso ❤

    E os seus posts são tão informativos aaaaa
    Eu adoro como você coloca em cena milhares de coisas que eu nunca pensaria
    Esperando ansiosamente seu próximo post da próxima Loona

    Curtir

  10. tássia, como tu sabe tanta coisa de … wicca/astros/loop e etc , acho o loona a melhor coisa do capope atualmente , não vou mentir quando SCL eu não gostei muito , mas me conquistou pelo mv lindo , acho que uns dos pontos mais legais do loona e o fato dele ser pensado e parecer ser feito pra tudo se encaixar ( mesmo que tudo sobre o loonaverso tenha saido agora , que dizer antes o projeto consistia em uma garota vai ser liberado por mês , e vai ter cor , animal e mês )

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada ❤ e sim, mesmo que a pessoa não goste da música, não tem como negar que é um trabalho muito coeso! Também acho a melhor coisa do Kpop atualmente ❤

      Curtir

Comente