O surgimento do EXO e o que “Ko Ko Bop” tem a ver com isso

Tem uma teoria que diz que a história do EXO já foi toda contada na introdução de “MAMA”:

“Quando os céus e as terras eram um, as lendas, através de suas doze forças, nutriam a árvore da vida. O olho da Força Vermelha criou o mal que cobiçava o coração da árvore da vida, e este lentamente definhou.

 

Captura de Tela 2017-07-21 às 21.19.58.png A árvore da vida em “MAMA”

Captura de Tela 2017-07-21 às 20.30.33.pngUnidos sob o eclipse em “What Is Love”

Para cuidar dele, as lendas dividiram a árvore da vida em duas, e esconderam cada lado. Por conta disso, tempo e espaço se inverteram. As doze forças se dividiram em duas e criaram dois sóis semelhantes um ao outro.

Captura de Tela 2017-07-21 às 20.36.34.pngA duplicidade em “MAMA”

As lendas agora verão o mesmo céu, mas pisarão em terras diferentes. Elas pisarão sobre as mesmas terras, mas verão céus diferentes.

Captura de Tela 2017-07-21 às 20.45.05.pngUnidos porém ainda divididos em Growl,

Captura de Tela 2017-07-21 às 20.42.51.png Wolf,

Captura de Tela 2017-07-21 às 20.46.17e Overdose

No dia em que as terras forem uma diante de um céu em dois mundos que parecem iguais, as lendas se encontrarão.

Captura de Tela 2017-07-21 às 20.47.53.pngSendo perseguidos nos “Pathcode” teasers,

Captura de Tela 2017-07-21 às 20.49.26.pngCapturados em “Lucky One”,

Captura de Tela 2017-07-21 às 20.51.10.pnge Observados em Monster

No dia em que a Força Vermelha for purificada, as doze forças se reunirão em uma raiz perfeita. Um novo mundo se abrirá.”

Pouco mais de uma semana antes do lançamento de “The War”, o EXO abriu contas oficiais no Twitter e no Instagram, além de juntar suas páginas EXO-K e EXO-M no Facebook. EXO é finalmente um só, como já dizia seu slogan.

E o que “Ko Ko Bop” tem a ver com tudo isso?

As referências estéticas aos anos 70/início dos anos 80 são claras: cores supersaturadas, padronagens chamativas, cortes de cabelo questionáveis. O reggae, que se popularizou nessa época também, é um dos estilos principais do single, colaborando ainda mais com essa caracterização.

Curiosamente, em 1976, 12 naves espaciais foram vistas sobrevoando Seul. Lee Soo Man, então apresentador de rádio, abruptamente interrompeu sua programação para noticiar o fato. Dizem que esse evento foi o que inspirou o surgimento do EXO, três décadas depois.

Os canais do YouTube do EXO-K e EXO-M foram criados em 2006, muito antes do grupo debutar. Qualquer que tenha sido o propósito, por essas e outras podemos perceber que há um pensamento antigo por trás do grupo.

 

 

 

 

Levando em conta esses fatos e analisando “Ko Ko Bop” como um início para o EXO, como diz a introdução de MAMA, faz sentido a música utilizar partes de uma canção infantil chamada “Down Down Baby”.

Essa escolha também não é novidade. “Cherry Bomb” fez uso do mesmo recurso, e as duas músicas são tão similares que “Ko Ko Bop” parece muito mais um repackage do NCT127. Em termos visuais, Ko Ko Bop seguiu Red Velvet nos absurdos, com os membros tomando balinhas lisérgicas e alucinando com hambúrgueres gigantes.

Com permissão para dar minha própria viajada aqui, essa inspiração nos atos mais novos da SM, embora eu duvide que seja parte da história, também me remete ao objetivo de “Ko Ko Bop” mostrar um EXO principiante. Apesar de situado no passado, o single é visivelmente inspirado nos rookies, como se fosse um renascimento do grupo.

43cd404ed1eb4796963b9c36b00648af_th.png

Depois da purificação da Força Vermelha, vista em “Lucky One“, “Monster” e “Lotto”, “Ko Ko Bop” mostra o EXO (re)descobrindo seus poderes.

Kai aparece lendo um livro sobre teletransporte

Xiumin conjura uma nuvem no mesmo copo de “Lucky One”

Suho mergulha em uma mesa

Chanyeol produz fogos de artifício jogando a mesma bola de “Sing For Life”

Sehun curtindo um vento

Baekhyun jogando a mesma bola e produzindo um clarão

Chen brincando com eletricidade

D.O quebrando o chão de um mundo que certamente não é real

Captura de Tela 2017-07-21 às 21.58.46.png

Hidden member: Lay (EXO ainda é OT9, aparentemente)

Captura de Tela 2017-07-21 às 22.01.19.png

Outro ponto interessante é a interação Sehun + Xiumin, respectivamente o maknae e o mais velho do grupo. Essa interação pode ser vista como uma ligação entre todos os membros: We are one, agora mais claro do que nunca.

Captura de Tela 2017-07-21 às 22.02.40.png

O carro pode ser visto como uma alusão a Força Vermelha pela sua cor, e apesar dele parecer se movimentar sozinho, eu acredito que na verdade os membros estão aprendendo a controlá-lo, principalmente o Kai. Telecinese era o poder do Luhan, e uma teoria possível é a de que o EXO absorveu os poderes dos membros que saíram, tendo agora um pouco de cada um. Com o carro sempre presente, vemos que a Força Vermelha foi neutralizada, mas ela ainda não os abandonou.

É difícil seguir uma única linha de pensamento com EXO, devido à tantos caminhos possíveis e sem muita explicação, mas de uma coisa eu tenho certeza: a “The War” que o título do álbum se refere não é “Ko Ko Bop”. Se ela já ocorreu em “Monster”, isso confirma uma das teorias de que os comebacks do EXO têm acontecido de trás para frente (! o que também faz muito sentido); porém, também há chances de que ela aconteça no repackage, como essa cena no final do MV sugere, após o clarão de luz assustador produzido por Baekhyun:

Captura de Tela 2017-07-21 às 22.06.07.png

Funciona qualquer que seja a interpretação, né? De qualquer maneira, estamos realmente em um novo começo para o EXO.

DEXEXP7WAAAsgtv.jpg

A ave-do-paraíso demora 5 anos para florescer | EXO debutou há 5 anos

(Ou a SM pode simplesmente ignorar tudo e lançar um Call Me Baby 2.0)

tumblr_orxm9iiyub1w9qielo1_500.png

Crédito dos gifs: loveholic198. E um Tumblr inteiro só de teorias.

Beijos ❤

28 comentários em “O surgimento do EXO e o que “Ko Ko Bop” tem a ver com isso

  1. Nossa! Chocado estou!
    Não sei se fico mais abismado com a teoria fazer todo sentido ou com Lee SoMan ter visto 12 naves espaciais kkkkkk
    Eu sempre gostei dessa parte dos poderes deles, achei que poderia ser melhor explorado pq isso dá uns roteiros incríveis para os MVs, imagina uma MV pra Lightsaber em que eles usam os poderes e os sabres de luz? seria muito legal. EXODUS teve teasers tão lindos (Kai e Chen foram meus preferidos), queria que tivesse tido uma história no MV,mas enfim né, é a SM.

    Na hora que o Kai está andando próximo ao carro parece que ele está voltando no tempo em alguns momentos e não teletransporte, achei estranho e pensei na possibilidade deles terem absorvido os poderes dos outros mesmo.

    Tássia eu amo essas teorias, serio, tu sabe explicar de uma forma tão didática que ilumina minha mente.
    EXO já pode ganhar como grupo com melhores logotipos pq achei linda essa capa.

    Curtido por 1 pessoa

    1. ❤ ❤ Obrigadaaa, sério, quase desisti de escrever porque as teorias são muito confusas e não dão em lugar nenhum… Me sinto escrevendo uma série que se perdeu do propósito depois de 10 temporadas. Então saber que alguém conseguiu entender ou gostar me deixa muito feliz ❤ hahaha

      Os poderes, olhando inicialmente, parecem meio toscos, mas né, dão tantas histórias legais, concordo que são mal aproveitados! Os teasers pro EXODUS foram os melhores mesmo, mas espero que eles ainda explorem essa história.

      E o EXO tem os melhores logotipos MESMO, eu fico babando como conseguem criar coisas tão lindas e originais com só 3 letras, ano após ano. #SMMECONTRATA

      Curtido por 1 pessoa

      1. Mas acho que SM deixa como trunfo os poderes deles, tipo uma jogada de marketing, inclusive as musicas que ainda não foram lançadas, eu até hj to ansioso por Emergency, Phoenix e Metal.

        #SMCONTRATAATASSIA

        Curtido por 1 pessoa

  2. Não estou sabendo lidar com o avistamento de OVI do CEO da SM @_________@ sempre achei que fosse coisa fanfic! que mundo é esse??????????

    “e Observados em Monster”

    Eles também são observados em Coming Over

    Curtido por 1 pessoa

    1. Hahaha eu quase não coloquei essa história dos ovnis, porque não tem outros registros além dessa entrevista aí, em um site chinês, e se não tivesse escrito em hangul ali nesse screencap que vc botou “Lee Soo Man” eu nem teria colocado… Queria achar o vídeo disso hahaha.

      E bem lembrado! Eu esqueço de Coming Over, depois vou editar @.@

      Curtir

  3. A parte da sua viajada faz muito sentido!!!!!

    Tomei vergonha na cara e debutei em seu querido blog ❤

    Alguém que gostou de Chili <3, já quero a live pra ver D.O. emulando Dean e ser melhor que o original.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Aaaaaaaa se o repack for uma Call Me Baby 2 eu juro q nunca mais tento entender nada hahaha amei o post, essas teorias e os poderes são uma das coisas que mais gosto neles!!! E amei os gifs dos poderes ❤️

    (Ps: Chill eh a pior do album pra mim 😵 Não consigo nem ouvir toda, serio, é a única que passo hahaha o q eh bem triste pq os 20 melhores segundo dela são os msm do teaser, e eles não tem nada a ver com o resto da musicaaa 😐 SM indie atacando novamente)

    (Ps 2: repack do NCT127 HAHAHA SOCORRO, que os deuses do planeta Exo protejam eles para NUNCA virarem o 127)

    Curtido por 1 pessoa

  5. Eu achei Go Go Boy meio morna de início mas como um bom fã de Wonder Girls e do “reggae” delas no ano passado eu acabei curtindo a música! Mas enfim só queria dizer que eu gostaria bastante da ideia de uma Call me baby 2.0 :DD
    Adorei o post mesmo não sendo muito fã de teorias e boybands seus posts são ótimos e valem muito a pena ler, até fiquei sabendo mais sobre eles, pra mim EXO era só EXO e só, nem prestava muito atenção que tinham essas “units” hahaha

    Curtido por 1 pessoa

    1. Kpop e reggae é uma combinação inusitada que de alguma forma dá muito certo, né? Hahaha

      Eu também iria adorar uma Call Me Baby 2.0, melhores visuais ❤

      Você é um querido, sério, muito obrigada ❤ essas histórias por trás dos grupos muitas vezes me prendem bastante, aí várias coisas que eu não entendia começam a fazer sentido, isso é o que eu mais gosto. Fico feliz que vc gostou ❤

      Curtir

  6. De onde saiu tanta coisa como o Hidden member, interação entre o mais novo e o mais velho, que eu nem tinha percebido???? Esse povo que faz teoria tem cada sacada.

    Não curto muito teorias. E na maioria das vezes elas me fazem ter resistência a gostar de um grupo, mas Tássia, você explica tudo com tamanha propriedade que consegue convencer qualquer um do seu ponto de vista.

    Parabéns pela viagem muito louca. Essa publicação me impactou bem mais do que aquelas reportagens de contato extraterrestre do History.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito tempo assistindo o MV na velocidade 0.25 e lendo o tumblr, vc começa a descobrir várias coisas! 😂

      Eu fico tão feliz quando vocês que não gostam de teorias vem aqui ler, obrigada ❤ e essa propriedade é quase toda fingida, porque o EXO é muito confuso, quase desisti de escrever! Eu falei essas coisas, mas amanhã a SM lança um repackage conceito country e abandona os poderes de vez e lá vai minha cara no chão hahaha.

      E QUE GIF MARAVILHOSO! 😂😂

      Curtido por 1 pessoa

  7. Hahahaha. Tá louco, guria. Acho fantástico ler sobre essas teorias. E essa é bem crível, ao menos visto de um EXO-leigo sem tanto conhecimento dos detalhes dos MVs. Até pensaria ser um pouco pretensioso essa trama de unir todos os MVs numa narrativa planificada geral, mas com essa história de canal existir há anos, programinha de rádio, fica a dúvida na cabeça.

    De qualquer modo, é uma visão enriquecedora.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Aff fico boba com comentários assim ❤ Obrigada

      E essas teorias são muito loucas mesmo, tem umas muito mais longas que a minha, o pessoal é hardcore! Mas eu adoro também, e mesmo que não tenha sido planejado pela SM, é incrível a quantidade de dados e coincidências que as pessoas conseguem achar, né?

      Curtir

    1. TRADUÇÃO DA PARTE QUE SE REFERE AO CEO:

      14 de outubro de 1976, às 18 horas. Seul Cheong Wa Dae voando ilegalmente área proibida .. 12 luminares aparecem e o exército toma uma emergência

      Ele imediatamente se reporta ao estande de Chukwado, e o tiro da arma anti-aérea está feito.

      Mas, apesar de muitos tiros antiaéreos …
      Ninguém foi atingido ou caiu.

      O que é surpreendente é que as luminárias não se mexeram.

      DJ Lee Sooman está no rádio ao vivo …
      Diga que vários objetos voadores não identificados estão faltando.

      próximo dia. Cobertura de notícias será em artigos de jornal.

      O primeiro anúncio oficial de Cheong Wa Dae foi que o avião militar havia entrado no caminho errado,

      No entanto, em breve … “A aeronave dos EUA no oeste que foi para o Japão não entende a rota.”

      Curtir

Comente